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Checklist para o seu marketplace ter a Black Friday dos sonhos

Black Friday, Marketplace

Hoje é uma sexta-feira especial… Iniciamos nossa contagem regressiva para o maior evento do ano: a Black Friday. Daqui a 90 dias, suas vendas vão estar bombando! Bom demais, né?

É animador e desafiador, ao mesmo tempo, já que a gente sabe que, até lá, é preciso muita ralação e atenção a cada ponto da operação, para que tudo corra bem e as metas sejam batidas e, se possível, até superadas! 

Mas você sabe com quanto tempo de antecedência o seu marketplace deve fazer as negociações com os fornecedores? Quando deve revisar a precificação das ofertas? E pausar o processo de publicação? Calma! É complicado mesmo saber o passo a passo, de cabeça. Afinal, são muitos detalhes para coordenar e há diversas medidas necessárias para o bom andamento do trabalho.

Para ajudar a tornar a sua preparação para a Black Friday 2022 mais simples, desenvolvemos um checklist para você ter diante dos olhos os melhores prazos para cada providência a ser tomada. Confira!

Checklist para o seu marketplace ter a Black Friday dos sonhos​

    90 dias

    Entre 26/08 e 24/09
    Negociações com fornecedores (produtos estratégicos + estoque profundo + embalagens)

    Ampliação da base de sellers

    Otimização de anúncios dos produtos

    Revisão da precificação das ofertas (produto e frete) ¹

    Orientação aos sellers da base

    Validação do seller index dos principais sellers ²

    Suspensão das contas de sellers sem boa operação ³

    Ampliação do volume de SKUs publicados

    Importante:

    ¹ A legislação dos canais de venda permite aumento nos preços apenas até 60 dias antes da Black Friday (25/09). Entre essa data e a Black Friday, você só pode diminuir os valores. 

    ² Ter uma alta reputação é decisivo para conquistar a confiança dos clientes e obter sucesso de vendas.

    ³ Seller com seller index abaixo de 2 ou alta de cancelamento deve ser analisado para operar durante a BF.

    60 dias

    Entre 25/09 e 24/10

    Estabelecimento de travas de subida de seller, publicação, alteração de preço, campanhas.

    Negociação com os sellers sobre os produtos mais requisitados, para que estejam disponíveis durante a BF

    Negociação de Preço e Reposição de Estoque

    As travas são necessárias para garantir que as ofertas são, de fato, as combinadas e que nada derrube a estratégia pensada ou manche a credibilidade da marca, com promoções enganosas. Também são importantes para não confundir os sellers, especialmente os recém-chegados à plataforma, sobre suas participações na campanha.

    30 dias

    Entre 25/10 e 23/11

    Definição dos produtos que terão o selo Black Friday na plataforma ¹

    Início de ofertas com preços mais baixos²

    ¹ O produto precisa ser precificado no mínimo 10% abaixo do menor preço praticado nos últimos 60 dias

    ² Comece a atrair tráfego para o seu site

    Black Week

    Entre 20 e 26/11

    Pausar o processo de publicação

    Oferta de descontos mais agressivos em produtos estratégicos

    Monitoramento de Pedidos ¹

    Processamento de pedidos e postagem ²

    ¹ Seu time de SAC e pedidos deve estar totalmente voltado para a operação e o de TI deve dar suporte a qualquer emergência.

    ² Tenha agilidade operacional para processar os pedidos e despachar as encomendas.

    Black Friday

    25/11

    Verificação de toda a operação e conferência sobre se as principais ofertas estão publicadas.

    Time full time dedicado para vender muito?

    Pós Black

    Até entregar todos os pedidos

    Cuidados com o pós-venda

    Promoção de ações que incentivem os clientes a avaliarem as compras

    Focar no bom atendimento para as trocas e devoluções

    Fazer uma análise financeira ¹

    ¹ Verifique os resultados da sua Black Friday deste anos e aproveite as informações para preparar a próxima Black Friday.

      Descubra se o seu marketplace já está preparado para ter a Black Friday dos sonhos