O Grupo Soma, que nasceu em 2010 com o propósito de construir marcas que gerem paixão e sejam inspiração, ao longo do tempo foi incorporando grandes nomes do mercado de moda: Animale (incluindo Animale Jeans, Animale Orio), Farm, Fábula, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó, NV, Hering e Dzarm. Com essas aquisições, os desafios foram ficando mais arrojados e a operação ganhou maior porte. Era preciso encontrar uma solução adequada aos propósitos do negócio.
O objetivo era o de construir uma plataforma de vendas em que todas as marcas do Grupo estivessem interligadas, mas de forma que cada uma mantivesse suas particularidades. Também seria preciso reunir, num ecossistema complexo, as demandas de e-commerce, omnichannel, lojas próprias e multimarcas. O modelo de negócio Marketplace parecia atender a essas necessidades, mas encontrar a empresa com a tecnologia adequada para dar conta de um desafio dessa proporção não foi algo simples.
Até que em setembro de 2020, o Grupo Soma se aproximou da Conecta Lá e conheceu a solução Seller Center. A possibilidade de contar com a customização, possibilitada por essa ferramenta tecnológica, para a modelagem do negócio conforme os propósitos da marca, e a abertura do time especialista em operações em marketplaces à inovação e às propostas diferenciadas do que já existia no mercado, conquistaram a confiança do Product Owner do Grupo Soma, Álvaro Santiago.
O desafio
Coube à Conecta Lá desenvolver um marketplace de moda disruptivo, que proporcionasse à marca estabilidade, escalabilidade e transparência de toda a operação, possibilitando a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os sellers.
Para os objetivos do Grupo Soma serem alcançados, seria preciso possibilitar uma visão operacional completa: o estoque das lojas físicas, os status de andamento dos pedidos, o nível de serviço de cada multimarca, as questões de logística etc.
Mas o principal desafio estava em desburocratizar a entrada de sellers no ambiente digital, para oferecer diversidade de produtos aos shoppers e um processo logístico inédito para o varejo digital.
SomaPlace: sinônimo de sucesso
Assim surgiu o SomaPlace, que, em pouco tempo, se tornou um marketplace referência nacional no varejo de moda. Com uma customização perfeitamente adequada às necessidades de seu ecossistema complexo de vendas, em poucos meses de atuação, alcançou crescimento de 120% acima do esperado pela marca. Mas isso foi só o início. Porque o SomaPlace vem apresentando, de fato, crescimento espetacular!
Janeiro – Dezembro/ 2021
Janeiro – Abril/ 2022
Como funciona o SomaPlace?
O Grupo Soma é o proprietário do catálogo de produtos, que é diversificado pelas 10 mil multimarcas que atualmente o compõem. Responsável pela gestão desse catálogo, padroniza e unifica as campanhas do calendário promocional. É sua atribuição determinar quais fotos, títulos e descrições são usados, garantindo a qualidade dos anúncios e a veracidade das informações sobre os itens comercializados. Ele também decide quais produtos devem ser vendidos, qual é a coleção vigente e o preço de venda, evitando a disputa de preço entre os sellers. E, com as integrações e parcerias estabelecidas, amplia a possibilidade logística do negócio, para viabilizar entregas mais rápidas e baratas para os consumidores. Tudo sempre com o objetivo de oferecer boas experiências de compra ao cliente B2C de qualquer das marcas que fazem parte do Grupo.
As features do Seller Center Conecta Lá, que viabilizam a administração de toda a operação, possibilitando a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os sellers, asseguram ao SomaPlace o acesso ao principal trunfo do ambiente digital: dados. Com o suporte de business intelligence da plataforma, para a captura de informações operacionais detalhadas, o Grupo Soma ganha visão estratégica para a tomada de decisões assertivas.
O Seller Center também atende à principal aspiração da marca para o SomaPlace: um processo de integração simples para os sellers. A tecnologia da plataforma foi pensada para ser inclusiva, possibilitando que vendedores em diferentes estágios de digitalização do seu negócio entrem para o marketplace, sem atritos. Até mesmo sellers que ainda consideram o digital uma novidade não encontram dificuldades. Eles só precisam informar seus estoques e emitir nota fiscal, inclusive usufruindo do benefício de poderem gerar esse documento de venda diretamente do Seller Center.
Com essa ferramenta, o Grupo Soma:
- Avalia a reputação dos lojistas, fazendo a gestão simultânea de sellers
- Administra o cadastro de ofertas
- Sabe os status dos pedidos
- Fornece aos sellers um extrato financeiro, que também orienta o processo de repasse de pagamentos
- Conta com um sistema de conciliação de pagamentos
- Disponibiliza o serviço de logística da marca e tem acesso às informações de atualização de status de entrega
- Gera relatórios sobre o desempenho do negócio
Álvaro Santiago conta quais features do Seller Center mais vêm impactando o negócio do Grupo Soma:
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