Vender mais em Marketplace
O modelo de marketplace caiu no gosto do brasileiro e vem se tornando uma oportunidade de ouro para lojistas que desejam aumentar sua visibilidade e seu alcance e conseguir novas vendas.
Se para os consumidores o marketplace representa uma comodidade importante, reunindo em um só lugar diferentes vendedores, para quem vende trata-se de uma forma de se colocar em um ambiente ao lado de grandes marcas, com boa infraestrutura e com muito benefícios, que vão do marketing à atração de tráfego qualificado.
Além disso, ao contrário de outras estratégias, as plataformas online demandam baixo investimento e seu sistema de comissão por CPA (custo por aquisição) torna-se um atrativo a mais para as empresas do setor.
Assim, não é à toa que sites como Submarino, Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza vêm crescendo e atraindo mais consumidores e lojistas. Segundo o último estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil, o número de sellers ativos em marketplaces no País registrou crescimento de 90,7% entre 2017 e 2018.
E mais: segundo a ABComm, as plataformas online já representam cerca de 35% do faturamento do e-commerce brasileiro.
Diante desse cenário, fica dúvida: como superar a concorrência e vender mais em marketplace? Quais estratégias podem ser adotadas para aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair cada vez mais clientes para a sua loja? É isso o que veremos a seguir. Acompanhe e boa leitura!
4 dicas simples para vender mais em Marketplace
1. Atente-se à apresentação dos produtos
O cadastro dos produtos que você deseja vender online deve ser encarado como um processo estratégico para a sua empresa e, como tal, merece atenção para que seja bem feito.
A apresentação de cada item de seu portfólio reúne elementos como título, descrição e imagens, que devem ser pensados para ser o mais atrativos e informativos possível e ajudar a destacá-lo da concorrência.
Em relação aos títulos e às descrições dos produtos, é importante que sejam objetivos e evitem o uso de termos técnicos. Para ajudar nesse processo, faça uma pesquisa de palavras-chave, que são os termos mais buscados/utilizados pelos usuários online.
Isso vai ajudá-lo a entender como os seus clientes buscam por determinado item na internet, fazendo com que sua loja seja encontrada com mais facilidade – tanto no marketplace quanto nos mecanismos de busca, como o Google.
Por fim, também é fundamental que cada produto seja acompanhado de ao menos uma imagem, sempre de boa qualidade. O ideal é que as fotos sejam de alta resolução, permitindo ao consumidor utilizar a ferramenta de zoom.
2. Escolha os produtos certos para o lugar certo
Vender em marketplace exige planejamento. Assim como a sua empresa, existem plataformas com públicos e objetivos distintos: da venda de produtos para um nicho específico ou focado na comercialização de itens de alta demanda.
Por isso, antes de anunciar, é preciso entender quem são os consumidores de cada marketplace e para qual segmento cada um deles é voltado. Por exemplo: se sua empresa vende eletrônicos, não faz sentido participar de plataformas como Zattini ou Dafiti, que são focadas no segmento de moda.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o tipo de produto em que você vai focar suas estratégias. Mercadorias com alta demanda ajudam a atrair mais tráfego para a sua loja, enquanto produtos de nicho podem trazer um retorno maior.
Nesse aspecto, é importante ponderar também a concorrência para cada item, não apenas em volume, como também quem são os players com os quais você está disputando espaço.
3. Pratique preços competitivos
O preço é o mais importante aspecto para o consumidor e algo que influencia diretamente na sua decisão de compra – embora não seja o único fator relevante. Nesse sentido, realizar boas ofertas e promoções e praticar preços competitivos é um dos principais passos para vender mais em marketplace, atraindo novos clientes e conquistando novas vendas.
Essa, porém, deve ser uma estratégia bem planejada que leve em conta, entre outros pontos, a margem de lucro que a empresa pretende alcançar, os preços praticados pela concorrência e a comissão que deverá ser paga à plataforma.
4. Preze por sua reputação
Fatores como preço e valor do frete pesam na decisão do cliente, é claro, mas de pouco adianta adotar um postura competitiva no mercado se a reputação da sua empresa não dá respaldo e segurança para que o consumidor concretize a compra.
De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma Capterra, 56% dos consumidores brasileiros finalizam a compra somente depois de ler avaliações online sobre a empresa. Nos Estados Unidos, esse número chega a 90%. Esse dados mostram que, para vender mais em marketplace, ter uma boa reputação é essencial e um fator que influencia diretamente na decisão de compra do cliente.
Mas, como fazer isso? Basicamente, existem três pilares: contar com uma operação eficiente, garantir um atendimento de qualidade (pré e pós-venda) e valorizar o feedback dos seus clientes.
Isso passa por pontos como proporcionar uma boa experiência do usuário em seu site, garantir envio rápido dos produtos com valores acessíveis e manter baixos índices de reclamação (atenção às queixas postadas no Reclame Aqui).
Outro ponto importante é estimular seus clientes satisfeitos a avaliarem a sua loja, seja na plataforma online em que foi feita a compra, no próprio site da empresa ou no Google, além de enviar e-mails solicitando feedback e colocando-se à disposição do cliente.
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