Vender em marketplace sem e-commerce
O comércio eletrônico está muito ligado à ideia de se ter um e-commerce; em outras palavras, quando você pensa em vender alguma coisa, é provável que o que passe pela sua cabeça é a necessidade de montar uma loja online. Entretanto, a verdade é que não necessário que seja assim.
Embora muitas pessoas acabem desistindo de criar um negócio devido ao tempo e custos que teriam que investir em uma loja virtual, hoje já existem outras alternativas para quem quer usar a internet para vender.
Entre essas alternativas estão os marketplaces. Com eles, você não precisa necessariamente de um e-commerce, e ainda poderá evitar investir em algumas estratégias que são indicadas quando se tem uma loja online, como produção de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).
Mas, como vender em marketplace sem e-commerce? É isso que veremos neste post. Acompanhe e boa leitura!
Em primeiro lugar, como entrar nos marketplaces?
Se você quer vender em marketplace sem e-commerce, a primeira etapa que você precisa cumprir é entrar nos marketplaces, certo? Nesse sentido, as ferramentas integradoras são uma das escolhas mais populares no País quando comerciantes querem entrar nos marketplaces.
O lojista usará o serviço para se conectar aos sites de grandes redes varejistas. Essa maneira é mais utilizada por quem já possui um e-commerce. Mas, para quem ainda não tem uma loja online, também é possível usar essas plataformas.
Isso porque, diretamente no sistema, o lojista poderá cadastrar seus produtos, gerenciar seus pedidos, gerir as finanças e administrar a logística de todas as vendas realizadas. Assim, o empreendedor não necessita desperdiçar tempo estudando tecnologias ou criando uma loja virtual desde o começo.
Basta que ele tenha a documentação necessária, fotos e textos com a descrição dos produtos e ele já poderá começar a vender.
Os softwares de integração funcionam como um centralizador do controle de vendas? Eles valem a pena?
Pense da seguinte maneira: caso você quisesse vender em marketplace sem e-commerce, você teria que cadastrar seus produtos em vários marketplaces. Mesmo conseguindo ampliar o alcance das vendas, você acabaria gerando um problema para si mesmo: uma administração mais difícil.
Afinal, a loja ainda precisaria de de gestão de cadastro de novos produtos, estoques, fretes, ofertas, preços, e outros. E, como seriam muitos lugares para fazer tudo isso, provavelmente o prejudicado seria o seu serviço e, por sua vez, as próprias vendas.
E é aí que entram as ferramentas de integração. Com elas, você consegue controlar todo o seu negócio de um só lugar.
Por exemplo, se você precisar cadastrar um produto novo, basta usar a plataforma e, automaticamente, os produtos cadastrados podem ser atualizados nos marketplaces que têm integração com esse sistema, conforme a sua escolha.
Assim, os controles e vendas serão realizados de um só local, gerando eficiência, produtividade e mais vendas e economizando tempo.
Por que vender em marketplace sem e-commerce?
Muitas pessoas ainda ficam desconfiadas de vender em marketplace sem e-commerce, pois, para elas, ter a própria loja virtual é um modo de se certificar de que nada de errado vai acontecer com o controle de estoques ou das vendas.
E nada pode estar mais longe da verdade. Afinal, os marketplaces são sites enormes e com muito investimento em segurança e em soluções tecnológicas para gerenciar o desenvolvimento e programação do espaço de cada vendedor.
Enquanto isso, e-commerces individuais não costumam ter todo esse tipo de investimento, o que acaba tornando-os “presas” mais fáceis para possíveis ataques virtuais que possam prejudicar a loja.
Além disso, o marketplace funciona como uma grande loja de departamentos virtual em que os empreendedores colocam seus produtos e os vendem diretamente ao consumidor final.
Nos marketplaces, você pode fazer sua venda mesmo sem loja online e ainda ganhará facilidade com pagamentos, mais visualização (por se tratar de sites mais populares e que recebem milhões de visitas diariamente), segurança contra fraudes, entre outros benefícios.
Além desses, podemos citar como vantagens dos marketplaces::
- Baixo custo de investimento, uma vez que não é preciso implementar uma loja online;
- Divulgação da sua marca;
- Facilidade de uso;
- Geração de networking e boa reputação para o negócio;
- Mais chances de ser encontrado pela sua audiência;
- Opção para quem está iniciando a vender pela internet.
Assim, para quem começando as operações de vendas na internet e quer vender em marketplace sem e-commerce, o uso de sistemas de integração a marketplaces é uma das melhores alternativas.
Entre alguns dos marketplaces que você poderá utilizar estão:
- Americanas: loja de departamentos virtual que também vende livros, dispositivos etc.
- Casas Bahia: site focado sobretudo na venda de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, entre outros;
- Extra: plataforma para venda de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, e outros;
- Mercado Livre: venda de diversos produtos, novos e usados;
- Ponto Frio: grande marketplace de eletrodomésticos e eletrônicos;
- Shoptime: venda de várias categorias de produtos, como cama, mesa & banho, eletrodomésticos, celulares & smartphones, e outros;
- Submarino: comercializa muitas categorias, desde livros a serviços de viagens.
Esperamos que você tenha compreendido melhor as possibilidades de vender em marketplace sem e-commerce. Saiba que existe uma maneira de deixar esse processo muito mais fácil e ágil, ajudando a maximizar os resultados da sua empresa: trata-se da Conecta Lá.
Por meio da nossa solução, a sua empresa consegue disponibilizar os seus produtos em diversos marketplaces ao mesmo tempo. Não importa em quantas plataformas você estiver, tudo – anúncios, controle de estoque e vendas – é controlado de forma centralizada, em um ambiente único.
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- Seus produtos serão publicados nos principais marketplaces do País;
- Nosso time de especialistas cuida das vendas e mantém contato constante com os marketplaces para gerar novas ações;
- Suas vendas ficam disponíveis em tempo real em nosso sistema;
- Você pode exportar pedidos e emitir notas fiscais tanto pelo seu sistema atual quanto no nosso;
- Com mais de 600 parceiros de logística, ofereceremos as melhores opções de entrega para o cliente;
- Em nosso sistema, você pode gerar etiquetas de postagem com apenas um clique;
- Feito isso, reportaremos o status de cada pedido às plataformas. Enquanto isso, você pode acompanhar quando e quanto irá receber;
- A cada ciclo de venda, nosso sistema atualizará o extrato financeiro da sua empresa;
- Sempre que um ciclo for concluído, você passa a ter acesso a uma série de relatórios que podem ajudar na gestão da sua empresa.
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