Vitrines Inteligentes
Este blog post foi escrito em parceria com a iGoal, ferramenta de retargeting e performance para lojas virtuais. Confira abaixo!
Em um e-commerce, as imagens são importantíssimas para o sucesso do empreendimento. Afinal é através delas que o cliente irá ver detalhes do produto e decidir pela compra. Portanto, uma das dicas mais valiosas para uma loja virtual é saber trabalhar bem com as imagens em seu ambiente.
E é por meio de uma Vitrine Inteligente, um dos recursos mais interessantes para e-commerce, que você pode impulsionar as vendas e manter o ROI nas alturas.
Vamos descobrir mais sobre isso?
Afinal, qual o conceito de “vitrine inteligente”?
Basicamente, podemos dizer que se trata de um espaço dentro de uma loja virtual onde produtos e serviços são apresentados ao usuário de maneira mais detalhada e chamativa, como se fosse uma vitrine de shopping, entende?
Geralmente, as informações contidas neste lugar são valor, foto e descrição do produto. Mas, isso não significa que você não possa incrementar esses dados com algo que impacte o cliente assim que ele bater o olho em sua vitrine. Nessa hora, é importante ser criativo.
E-commerces de diversos segmentos têm usado a Vitrine Inteligente para aprimorar a experiência de compra do cliente. Isso também é feito por meio de recomendações indicando os possíveis produtos desejados pelos usuários com base em dados de sua navegação na loja virtual.
E como funciona essa ferramenta?
Uma Vitrine Inteligente funciona basicamente da seguinte forma: um dispositivo direciona produtos que sejam de interesse do cliente, através de um monitoramento da sua navegação.
Sabe os vendedores em lojas físicas que perguntam ao consumidor o que ele deseja ou se quer mais alguma coisa? É assim que funciona a ferramenta virtual da qual estamos falando.
No caso do e-commerce, o controle dessas informações se dá graças a um tipo de “sistema de recomendação”. Este, por sua vez, estimula a atratividade da pesquisa do cliente, o que compreende preços, cliques, visualizações, regiões, etc.
Ou seja, através de uma Vitrine Inteligente, o usuário tem como encontrar produtos e serviços com mais facilidade, além de informações mais detalhadas sobre eles. Assim, ele pula etapas, e descarta aqueles dos quais não tem nenhum interesse.
Sim, a iGoal também tem vitrine inteligente
Acompanhando as principais demandas do mercado, nós, da iGoal, disponibilizamos a Vitrine Inteligente para todas as plataformas de loja virtual, e com funcionalidades avançadas que fazem a diferença.
Um bom exemplo disso são as chamadas multivitrines, onde, por meio de uma rede neural artificial, você terá como inserir diversas opções de recomendações. Exemplo, dá para optar que o seu cliente ache apenas produtos similares ao gosto dele, ou mesmo mostrar produtos aleatórios, mas sempre de acordo com a navegação.
Esse serviço possui outra funcionalidade, que se chama Iframe, e que permite que a vitrine seja editável e auto-instalável por meio de XML do seu e-commerce. Dessa forma, o espaço fica mais intuitivo, com recomendações mais precisas ainda.
Conclusão
Com o crescimento das lojas virtuais, os clientes estão ficando mais e mais exigentes, especialmente quanto à exclusividade. É por isso que apostar na personalização de um espaço onde o consumidor “se sinta em casa”, com produtos e serviços dos quais ele realmente se interessa, aumenta as chances de venda.
Inclusive, suas vitrines podem adotar nomes chamativos para conseguir atrair ainda mais a atenção do cliente, como “Mais vendidos”, “Lançamentos”, “Ofertas especiais”, “Itens que você visualizou recentemente”, e por aí vai. Por trás de cada nome existe uma inteligência que trabalha para construir a melhor experiência, por exemplo, na vitrine “O que outros clientes estão vendo”, são apresentados os produtos mais vistos dentro do e-commerce naquele mês.
Com o uso dessa ferramenta, a experiência do consumidor ficará mais rica, e suas vendas terão um salto significativo.