Se pensar na expansão da área de atuação da sua indústria, no digital, esbarra no medo da concorrência com os revendedores da sua marca e acaba em dor de cabeça, o seu negócio corre o risco de ficar estagnado. É preciso superar esse medo! Ou será que você prefere só ficar observando o sucesso de outras empresas?
A melhor maneira de superar medo é com informações, sabia? Porque quando a gente racionaliza as coisas, entende melhor os processos, as dúvidas simplesmente se dissipam! E é assim que o temor vai embora e a gente consegue avançar.
A primeira informação que eu quero deixar pra você é a seguinte:
1 – Não é porque sua indústria passa a vender diretamente aos consumidores que precisa prejudicar o relacionamento com aqueles que sempre comercializaram seus produtos.
É verdade: não precisa! E te digo mais:
2 – Ao invés de rivalizar com os revendedores, sua marca pode torná-los parceiros de negócio, gerando volume de vendas, sell out para a revenda.
Sabia disso? Não?! Com o modelo de negócio Marketplace In isso é perfeitamente possível. A indústria coloca os seus revendedores dentro do seu marketplace, passando a contar com o estoque desses parceiros e com suas lojas físicas como pontos de entregas espalhados por uma localidade. Ou seja, a indústria distribui os produtos para a revenda, fomentando negócios e fortalecendo toda a cadeia. É ou não é bem diferente do monstro que sua mente criava?
E, por favor, não fique com a pulga atrás da orelha, achando que você vai gerar concorrência entre seus revendedores, heim! Não vai. Eu explico:
3 – Um Marketplace In não gera concorrência entre seus revendedores porque divulga aos seus sellers suas Regras de Negócio, nas quais determina os parâmetros para que se destaquem na plataforma de vendas. Geralmente, as marcas não permitem que sejam praticados preços diferentes dentro do marketplace. No entanto, há alguns critérios para a distribuição dos pedidos. Cada marca estabelece quais fatores considera mais relevantes para a estratégia do negócio, estimulando, de forma saudável e produtiva para ambos os lados, o posicionamento dos sellers quanto a esses fatores. Quesitos como localidade, nível de serviço e profundidade de estoque são determinantes para que um seller seja elegível para vendas na plataforma.
Viu só? Com as informações certas, a gente descobre que pode ir além! Esta é a sua hora de pensar no futuro do seu negócio… E o futuro está em transformar a sua marca num Marketplace In, para escalar as vendas!
Ainda tem dúvidas? Temos um time de especialistas pronto para esclarecer suas questões e auxiliar na modelagem adequada ao seu negócio.