Você vê os seus concorrentes alavancando as vendas no varejo e tornando suas marcas cada vez mais conhecidas e fica pensando quando a sua hora vai chegar, né? Bem… Eu tenho uma notícia ruim e uma boa, a esse respeito. A ruim: sua hora não vai chegar se você só ficar assistindo o sucesso dos outros. A boa: você pode tomar as rédeas do seu negócio e, finalmente, escalar suas vendas. Isso só depende de você!
Provavelmente seus concorrentes estão se tornando marketplaces in. Todo mundo está. E sabe por quê? Porque quem está atento ao movimento do mercado está de olho nesse modelo de negócio, que tem revelado ser a forma mais rápida e segura de escalar as vendas.
E aí, eu te pergunto: você já conhece as vantagens de ser um marketplace de varejo? Não?! Eu te conto:
- Negócio escalável: o número de clientes cresce, mas os custos da operação não precisam aumentar em proporção igual (diminui o volume de investimento em mercadoria e não é necessária a ampliação do investimento em Marketing)
- Oportunidade de crescimento acelerado
- Aumento da receita
- Possibilidade de ofertar, com frequência, novos produtos e serviços para atrair e reter sellers (como crédito para vendedores, favorecendo que possam comercializar a prazo para os clientes)
- A restrição ao sortimento de produtos, conforme a estratégia escolhida, pode deixar de existir
- Há ganho de eficiência logística
- É possível fomentar categorias de produtos que ofereçam maior margem de lucro, para aumentar a rentabilidade
- Ganho em dados de CRM, que possibilitam conhecer os consumidores e detalhes das suas jornadas de compra, para oferecer melhores experiências.
É um modelo de negócio bem legal e que agrega ótimos resultados. Mas talvez você pense que não é pra você, que você não saberia modelar conforme sua regra de negócio…Tira isso da cabeça e vai atrás de um especialista que possa te orientar! Ficar no achismo só atrapalha.
Não fica também depreciando o potencial da sua marca, porque o seu varejo não é de abrangência nacional. Você pode se dirigir somente a uma determinada região. E tá tudo bem! Aliás, muuuuito bem, porque ser um varejo de abrangência regional é uma excelente estratégia. Sabe por quê? Porque abre diversas possibilidades para o seu negócio:
• Proporciona uma nova experiência de compra a um público mais específico e, geralmente, mais fiel à marca.
• Possibilita oferecer cartão de crédito da própria marca para atrair shoppers e agregar mais rentabilidade à operação
• Favorece uma experiência de entrega diferenciada, com política de cobrança ou não de frete, já que os shoppers contam com a facilidade de poder retirar os produtos na loja física
• Beneficia o público da marca, que passa a usufruir de um sortimento de produtos ampliado, similar ao das grandes redes de varejo.
• Permite a criação de uma malha logística mais adequada à região, com o diferencial de entrega rápida para o consumidor final.
Viu só? Então, impeça o Tico e o Teco, que brigam constantemente na sua mente sem chegar a decisão alguma, de sugarem suas energias! Perceba o que pode, de fato, agregar resultado positivo para a sua marca e dê o melhor passo. O seu varejo merece a próxima etapa!