O Grupo SOMA tinha o desafio de desenvolver um novo formato de Marketplace, o Seller Center Conecta Lá foi a solução que tornou o negócio um “novo por cento de mercado”.
Referência nacional no varejo de moda, o Grupo SOMA carrega em sua bagagem de mercado uma história e tanto. O ano era 2010 quando Animale e Farm resolveram se unir com o propósito de construir marcas que gerem paixão e sejam inspiração para os clientes e, também para o mercado.
O grupo contabiliza dez marcas sob seu guarda-chuva e acaba de dar um passo fundamental para a ampliação de sua estratégia de negócio ao montar um Marketplace próprio, o SomaPlace.
O SomaPlace é responsável por reunir o estoque de lojistas parceiros e atua diferentemente dos demais Marketplaces do mercado, operando com catálogo próprio (apenas produtos das marcas que fazem parte do grupo) e oferecendo ao cliente B2C a mesma experiência de compra de cada marca.
Outro diferencial do canal de vendas é que ele serve como uma extensão de estoque para os sellers revendedores, ou seja, não há disputa de preços.
Quando o Seller Center se tornou uma necessidade para o Grupo SOMA?
Vimos até aqui que o objetivo do SomaPlace é desburocratizar a entrada de lojistas parceiros no ambiente digital, entregando um catálogo de produtos selecionados, com preços já estabelecidos e um processo logístico inédito para o varejo digital.
Foi aí que surgiu a necessidade de encontrar um sistema de gestão de operação que pudesse suportar esse formato “inverso de Marketplace”, escalando informações, além de gerenciar todo o processo de vendas dos sellers, garantindo a experiência e o DNA de cada marca.
Alvaro Santiago, Coordenador de Ecommerce do Grupo Soma, comenta que ao longo do processo de decisão de parceria para esse projeto, encontrou no Conecta Lá todas as expectativas e personalizações necessárias para suprir as complexidades e atender a qualidade exigida pelo grupo SOMA.
“A nossa atuação junto ao Grupo Soma é muito interessante, pois mostra mais um caminho pelos quais grandes marcas podem direcionar seu Marketplace. Além de manter a distribuição de seus produtos no atacado, o Grupo ainda acolhe os vendedores que são seus parceiros para juntos compartilharem uma jornada digital.
Isso permite grandes inovações, como a expansão das coleções para multimarcas integradas em determinadas regiões, sofisticando a estratégia de marca. Em todo caso, nossa forma de agir sempre tem em conta uma avaliação de cenário e de onde a solução se encaixa, e quais adaptações ela precisa ter”, conta Fernando Schumacher, CEO do Conecta Lá.
São poucos meses de atuação, mas os resultados já contabilizam um crescimento de 120% acima do esperado, comprovando o potencial do Seller Center Conecta Lá!
“Com o projeto que operamos em conjunto com o Conecta Lá abriu-se um leque de possibilidades de atuação para algo que podemos pensar ser além de um Marketplace comum. Além das diversas vantagens de integrações e de usabilidade, o que existe é uma operação simples e intuitiva do portal, que permite uma rápida adaptação e centralização dos processos pelo lado das marcas que compõem o grupo, e principalmente facilitar o ingresso de clientes multimarcas”, afirma Álvaro.
Diferenciais do Seller Center Conecta Lá
O mercado de Marketplace no Brasil deu um grande salto entre os anos de 2019 e 2020, teve o fator pandemia digitalizando negócios, mas também teve uma evolução desse mercado onde muitas empresas que já atuavam no setor sentiram a necessidade de buscar inovação.
Foi aí que surgiu o Conecta Lá como um Seller Center, mas totalmente focado no vendedor. A ideia era facilitar a entrada de lojistas no mercado digital, sem burocracias e investimentos altos, ou então apoiar empreendedores que percebiam no Marketplace uma oportunidade de negócio.
Ao longo da nossa atuação e com o sistema já em funcionamento, percebemos que o mercado brasileiro não disponibilizava uma ferramenta completa como o Seller Center Conecta Lá e esse já pode ser considerado um grande diferencial nosso: disponibilizamos aos clientes uma ferramenta que faz parte da nossa rotina, gerando insights e contribuindo com grandes tomadas de decisão.
E isso muda tudo, porque assim é possível customizar a solução de acordo com as necessidades de cada cliente, como foi o caso do Grupo SOMA, possuímos uma grande rede de parceiros que facilitam qualquer tipo de integração seja com e-commerce, Hubs, canais de vendas e fornecedores logísticos.
Nosso diferencial está em embarcar com o cliente nesse mar azul e desenhar aquilo que é funcional para ele, orientá-lo e mostrá-lo o momento certo de investir em algo grande como o mercado de Marketplace.