Todo mundo quer vender muito na Black Friday, mas nem sempre é fácil saber por onde começar e o que fazer para ter bons resultados neste evento, não é mesmo? A gente pode te ajudar, com algumas dicas:
Por onde começar?
1 – Planejamento é fundamental.
Decida se por aí vai rolar um Esquenta Black Friday, uma Black Week, um Black Weekend ou só a Black Friday mesmo.
2 – Comunicação é indispensável.
Comunique aos sellers seus prazos e regras de campanha, para que se preparem, e não se esqueça de também divulgar essa informação aos shoppers, para criar neles a expectativa pelas promoções.
3 – Investimento em marketing é necessário.
Invista em marketing e em ações para a divulgação da sua Black Friday, com o objetivo de gerar tráfego para o marketplace.
O que é fundamental numa Black Friday?
O que os consumidores esperam da Black Friday do seu marketplace é encontrar promoções, de produtos realmente existentes em estoque, que sejam arrasadoras, com valores de fretes grátis (de preferência!), entregas rápidas e uma jornada de compra satisfatória, do início ao fim. Afinal, não adianta ter o melhor preço e só entregar daqui a um mês, ou dar um desconto excelente e o valor do frete ser exorbitante ou a página demorar a carregar e o cliente ficar irritado… Tudo isso pode favorecer para que a venda não seja efetuada. Então, atenção aos detalhes:
1 – Preço
Os itens devem ser precificados no mínimo 10% abaixo do menor preço praticado nos últimos 60 dias.
2 – Frete
É um fator que é decisório para a compra. Pagar preços acessíveis nos fretes é legal, mas o que todo mundo quer é mesmo frete grátis — que pode ser a condição diferenciada que o seu marketplace vai oferecer aos consumidores nesta Black Friday.
3 – Estoque
É necessário conscientizar os sellers de que é preciso possuir, de fato, os produtos em estoque e de que não é interessante “vender sem estoque”. Porque a falta de estoque acarreta atrasos na entrega e muitas ocorrências no Reclame Aqui, que mancham a credibilidade da empresa.
4 – Entrega rápida
As pessoas esperam receber o que compraram muuuito rápido. Entregas em 24h são as mais solicitadas. Pensar em estratégias, junto aos parceiros, para atender a essa expectativa se torna uma necessidade para se manter competitivo.
5 – Boa experiência de compra
Sob o ponto de vista dos consumidores, uma boa experiência de compra diz respeito a desconto efetivo e entrega no prazo prometido. Mas sabemos que é muito importante que o shopper se sinta à vontade desde o primeiro momento no marketplace, e para isso contribuem um design responsivo, performance e uma comunicação clara.