Você certamente já percebeu que nosso ritmo de vida, cada vez mais acelerado, nos leva a uma certa impaciência com esperas. Todos querem tudo o quanto antes. Inclusive os itens comprados. Essa é a expectativa dos consumidores, a ser atendida, que se constitui num baita desafio para os marketplaces. Mas você já pensou que corresponder a essa necessidade e, ao mesmo tempo, surpreender os shoppers com um algo a mais pode gerar marketing espontâneo e fidelização? Vamos conversar um pouquinho sobre isso, agora.
A gente sabe que receber as compras em até 24h já vem sendo a grande expectativa dos consumidores. Isso se reflete, de forma muito clara, no conceito, cada vez mais utilizado, de Q-Commerce (Quick Commerce), que coloca a logística no centro do processo e faz da velocidade de entrega o grande diferencial na percepção do cliente.
Fica claro pra gente que, nesta Black Friday, quem conseguir realizar entregas rápidas, vai sair na frente dos concorrentes, certo? Portanto, lançar mão das estratégias mais adequadas ao seu negócio pode favorecer um resultado ainda melhor para as suas vendas. Vários caminhos podem ser traçados:
— Disponibilizar a logística do marketplace aos sellers, para favorecer envios mais práticos e velozes aos consumidores
— Usar uma solução logística ampliada, contando também com o serviço de logística utilizado regionalmente pelos sellers (podendo ainda optar por realizar um leilão de frete, estilo buybox, para que o cliente escolha se a tabela do marketplace ou a do seller é mais vantajosa para ele)
— Explorar as possibilidades do omnichannel, estimulando pick up store, para que os consumidores, ao retirarem os produtos comprados pelo site, tenham a oportunidade de, na loja, também se interessar por outros itens e efetuar nova compra, ali mesmo.
— Inovar, apostando numa logística flexível, como a de crowdshipping (usa recursos ligados a uma comunidade on-line, dispondo de bicicletas, motos e variadas formas de entrega rápida, econômica e sustentável)
E que tal também ousar realmente surpreender os shoppers?
Você pode, por exemplo, criar um momento memorável para o cliente, com unboxing experience, mandando os produtos numa embalagem especial e/ou enviando brindes, cupons de desconto, agradecimento personalizado e o que mais sua criatividade ditar. O fundamental, ao usar essa estratégia, é aplicar a identidade visual da sua marca ao momento criado e estimular o cliente a compartilhar a experiência nas redes sociais.
Unboxing experience é uma maneira sensacional de deixar um registro forte no coração e na mente do consumidor, para que ele não só fale bem da sua marca nas redes sociais, fazendo marketing espontâneo, como também se recorde dela quando pensar em futuras compras. Sim, é um jeito bastante especial de fidelizar os clientes!
E aí? Começou a pensar em planejar entregas mais rápidas e surpreendentes?