Você já entendeu que transformar a sua marca num marketplace in é a estratégia ideal para sanar as principais dores do seu negócio. Afinal, dentre outras vantagens, possibilita a ampliação do seu catálogo de produtos, diminuindo as despesas fixas com estoque e armazenamento, para tornar o seu e-commerce mais relevante para os shoppers e favorecer o aumento do seu faturamento.
Mas dar esse passo não é uma decisão tão simples. Principalmente porque no on-line é fundamental estar respaldado pela tecnologia. E é tanta coisa pra aprender, não é mesmo? Se a sua marca já vende em marketplaces, provavelmente você já está familiarizado com Hubs e ERPs, que são ferramentas de integração, com objetivos diferentes, muito usadas em operações 1P:
- Hubs são plataformas que integram várias empresas e ferramentas em um só lugar.
- ERPs são plataformas que unificam informações administrativas de uma empresa.
Essas ferramentas são excelentes para quem comercializa seus produtos em diversos marketplaces simultaneamente, porque automatizam processos e tornam a dinâmica de vendas organizada e prática. Mas eu preciso te falar: elas não dão conta de uma operação de grande porte, como é a de um marketplace in não, viu? Para atender as necessidades desse modelo de negócio, você vai precisar é de um Seller Center! Ele é que vai primar pela saúde da sua operação, como um todo.
Mas o que é um seller center?
Um seller center é a ferramenta que viabiliza a administração de toda a operação, possibilitando a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os sellers. É a tecnologia que, dispondo de Business Intelligence, assegura aos marketplaces o acesso ao principal trunfo do ambiente digital: dados. Ela também disponibiliza aos lojistas um ambiente em que é possível conhecer e resolver todas as questões referentes à comercialização on-line.
Só um Seller Center possibilita ao marketplace in uma curadoria de melhor qualidade; a classificação de sellers; a criação de regras específicas de negócio para o marketplace; a gestão de números; o controle da operação; a inclusão, na própria plataforma, de contrato comercial entre o seller e o marketplace e muito mais!
Quer conhecer outras vantagens da operação com Seller Center?
- É possível fazer a gestão simultânea dos sellers
- Ter 100% de visibilidade da operação do seller
- Acompanhar todos os status do pedido, desde a emissão da nota fiscal até a entrega
- Dispor de um sistema automatizado de conciliação e split de pagamentos e gerar extratos financeiros
- Ter acesso a variados relatórios, que possibilitam visão estratégica para as decisões
- Realizar todo o atendimento ao seller pela própria plataforma de marketplace, facilitando a comunicação
- Dispor de um módulo de criação de campanhas, para disponibilizá-las aos sellers, na própria plataforma
Viu só? Hubs, ERPs e Seller Center não são tecnologias concorrentes. Têm finalidades diferentes e complementares, no ecossistema de vendas do marketplace in. O Seller Center é uma plataforma de gestão, que possibilita, à marca administradora do marketplace in, visão operacional e estratégica do negócio. Enquanto Hubs e ERPs são plataformas que se integram ao Seller Center de um marketplace in para o onboarding de sellers, facilitando a operação desses lojistas.
Agora que você já entendeu melhor, sabe que optar pela tecnologia de um Seller Center é fundamental para a alavancagem das vendas de um marketplace in. Decida-se, hoje mesmo, pela modelagem do seu negócio!