O evento mais esperado pelo varejo já terminou, mas você ainda pode garantir um fechamento de ano com ótimas vendas e o faturamento no verde. O primeiro passo para isso é oferecer um ótimo atendimento pós-Black Friday e seguir as dicas que preparamos para você!
Mas antes de falarmos sobre pós-Black Friday é importante olharmos para os resultados que o evento trouxe para o varejo.
Resultados da Black Friday 2021
A Neotrust, empresa de inteligência de dados que acompanhou as 48h do evento, minuto a minuto, registrou cerca de 7,6 milhões de transações realizadas durante os dias 25 e 26 de novembro, esse volume de vendas resultou em um faturamento de R$ 5,4 bilhões, um aumento de 5,6% em relação ao ano de 2020.
Os números são bons, mas as projeções eram de indicadores ainda maiores. Segundo Paulina Gonçalves Dias, Head de Inteligência da Neotrust, o dia 25 de novembro registrou um aumento de 10% na performance de vendas em relação ao ano anterior.
Já o dia 26 de novembro, dia oficial da Black Friday, foram registrados 5,2 milhões de pedidos, -2,4% do que em 2020.
Outro dado bastante interessante que podemos levar em consideração é o ticket médio do consumidor que reduziu em 12%, totalizando o valor de R$711,38.
Apesar das quedas e do atual cenário econômico, a data movimentou o setor de varejo e aqueceu as vendas. A grande missão agora é manter o engajamento do consumidor e continuar oferecendo uma ótima experiência de compra no pós-Black Friday.
Boas práticas para o Pós-Black Friday
É comum que depois de uma data movimentada, como a Black Friday, muitos lojistas ainda tenham dúvidas sobre quais são os próximos passos para continuar garantindo uma ótima experiência para o consumidor final.
Por isso, separamos um checklist que pode te ajudar durante a etapa de pós-Black Friday:
ANALISE OS DADOS: o primeiro passo é compreender como foram as suas vendas. Analise quais produtos tiveram mais saída, o método de pagamento mais utilizado, quais categorias de produtos tiveram mais procura, que tipo de itens foram abandonados no carrinho e, principalmente, como foi o faturamento antes e depois do evento.
Esses dados vão ajudá-lo a compreender um pouco mais sobre o comportamento de compra do consumidor, além de gerar ótimos insights para as próximas estratégias de venda.
FOCO NO ATENDIMENTO: é bastante comum que ocorram algumas falhas dentro do processo de compra, ainda mais em datas sazonais, como é o caso da Black Friday.
Por isso é importante ter uma equipe de atendimento qualificada para ouvir o consumidor com empatia, administrar reclamações, além de oferecer soluções eficazes e ágeis. Isso conta muitos pontos na experiência do consumidor e, também, na reputação da sua loja.
ATENÇÃO AO PROCESSO LOGÍSTICO: você com certeza já realizou compras online e sabe que a ansiedade de esperar pelo “recebido pago” é grande, e nada mais confortante do ter fácil acesso ao status do pedido. Por isso, mantenha cada passo da entrega sempre atualizado!
TRANSPARÊNCIA E COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE: o pedido atrasou na produção pela alta demanda? Então não deixe de esclarecer o ocorrido com seu cliente. Como diz o velho ditado: “combinado não sai caro”.
Se existir a possibilidade, envie um brinde junto ao pacote para tornar a experiência de compra ainda melhor.
LOGÍSTICA REVERSA: com o aumento das vendas é bastante comum que ocorram casos de trocas e até mesmo devolução de pedidos, por isso é importante estar atento aos canais de comunicação com o cliente e realizar o processo de resposta e coleta de mercadoria o mais rápido e eficiente possível.
05 dicas para continuar vendendo muito após a Black Friday
Faltam poucas semanas para as festas de final de ano e as vendas tendem a aumentar novamente. O grande segredo, neste caso, para manter o cliente engajado e em contato com os seus produtos no é oferecer algumas vantagens que vão tornar a experiência de compra ainda mais especial. Veja algumas dicas:
1- Seja visto e lembrado
É muito importante que você, como marca/loja/empresa, mantenha contato com os seus clientes, seja via e-mail, redes sociais ou WhatsApp. Agradeça a compra, coloque-se à disposição para resolver um eventual problema e pergunte se o pedido chegou corretamente.
Demonstrar preocupação e empatia com o cliente é um grande diferencial.
Aproveite esses mesmos canais de comunicação para oferecer descontos exclusivos, principalmente naqueles produtos que são comprados mensalmente. Um exemplo disso, são os e-commerces de cosméticos, eles sempre sabem quando o shampoo ou o protetor solar está nos finalmentes.
2- Ofereça vantagens exclusivas
Lembrando que essa vantagem não precisa estar ligada, necessariamente, a um cupom de desconto.
Você pode enviar uma amostra grátis de algum produto, oferecer cashback na próxima compra, enviar junto ao pedido um guia completo de como utilizar um determinado produto e serviço, existem uma infinidade de ações que podem ajudar a manter o cliente engajado. Seja criativo!
3- Desconto no carrinho abandonado
Quem nunca colocou aquele produto favorito no carrinho esperando por um desconto?
Essa é uma métrica que você, lojista, pode analisar e criar ações promocionais, principalmente para aqueles itens que possuem uma boa quantidade de estoque. Com certeza seu cliente vai voltar ainda mais decidido pela compra.
4- Essa oferta finaliza em 24h
Se tem uma coisa que o consumidor brasileiro tem é senso de urgência. A dica então, é utilizar cronômetros de contagem regressivas e frases de impacto em suas campanhas que incentivem a compra imediata.
5- Atendimento
Não esqueça de oferecer um bom atendimento durante toda a jornada de compra do consumidor. Responda sempre que o cliente tiver uma dúvida, ofereça o preço real do produto, deixe bem claro todos os atributos dos produtos e após a entrega, questione como foi a experiência de compra.
Ações como estas ajudam a manter o cliente engajado e fidelizado!
E aí, gostou das dicas? Você também pode aumentar a visibilidade dos seus produtos para as próximas datas comemorativas através na nossa loja. A Loja Conecta Lá é um marketplace dentro dos maiores marketplaces do Brasil que não cobra mensalidade do lojista!