Artigo escrito pelo Bling – Parceiro Conecta Lá.
Automatizar os processos de gestão é um caminho necessário para que o lojista consiga atualizar as compras, vendas e entregas em um sistema único, sem perder tempo com planilhas e controles manuais. Ainda mais para quem tem o foco do seu negócio no e-commerce, contar com um sistema de gestão melhora a experiência do cliente, já que a operação fica mais organizada e eficiente.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que é um ERP e como utilizá-lo para o seu negócio.
Antes de tudo: o que é um ERP?
O ERP é a sigla para o termo “Enterprise Resource Planning”, também chamado de sistema de gestão empresarial. Trata-se de um sistema cujo objetivo é unificar informações de vários setores administrativos de uma empresa, com funções como a de receber e pagar contas, gerar NF-e, armazenar contatos de clientes, despachar produtos via transportadora, ou seja, fazer a gestão de todo o processo de compra e venda de um e-commerce.
O software integra os setores e facilita que as vendas ocorram em todos os canais de forma simultânea, sem gerar complicações para o gestor.
O sistema possibilita o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. Além disso, também permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças, além de propostas comerciais.
Quais são as principais funções e vantagens do ERP?
Um ERP integrado auxilia no crescimento do seu negócio, pois faz com que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre o mercado, gerando melhores experiências de compra aos clientes.
Entre as suas principais funcionalidades, podemos destacar os setores nos quais ele se envolve diretamente:
- Faturamento;
- Financeiro;
- Compras;
- Estoque;
- Gestão de Vendas;
- Integração com E-commerces;
- Cadastro de Clientes e fornecedores;
- Fiscal.
Por possibilitar o acesso remoto, o ERP online traz mobilidade e maior organização entre os setores, já que interligados trazem ganhos significativos para os lojistas.
Conheça as vantagens de utilizar um ERP como o Bling!
No e-commerce, o lojista deve estar preparado para aliar a organização interna, com ofertas atrativas aos clientes e bons anúncios para vender mais online. Com a hibridização dos negócios, criar uma presença virtual forte e vender em múltiplos canais é importante para que a marca seja conhecida e respeitada no mercado.
Quando a ferramenta traz a tecnologia de armazenamento em nuvem, o trabalho se torna possível em qualquer lugar, permitindo trabalhar e atualizar caixa e estoque; emitir notas e boletos; e fazer os controles administrativos de onde quer que esteja.
Além disso, o ERP é importante para auxiliar em questões como:
1- Organização: a gestão interna é fundamental para que o negócio tenha capacidade de vender mais e continuar entregando bons produtos e atendimento ao consumidor. O ERP faz desde o cadastro de produtos até o controle de estoque conforme as vendas.
2- Integração: fazer a integração de dados por meio de um sistema ERP torna a gestão mais eficiente, reduzindo o tempo de execução e a análise dos procedimentos. Com o ERP, o departamento de finanças pode alimentar o sistema com os dados lançados com as informações de pagamentos. Além da integração interna, outra parte importante é a integração aos marketplaces, facilitando vendas e ampliando o campo comercial.
3- Economia: unificar a gestão num único software significa uma economia em ferramentas, além de otimização de mão de obra e, principalmente, de tempo da equipe.
4- Logística: outra vantagem importante é a integração logística que o sistema permite. Com o fluxo de informações facilitado é possível ter mais controle logístico, o que proporciona um planejamento eficiente, além de benefícios como a cotação de serviços da transportadora.
5- Mobilidade: através da gestão remota, o negócio pode contar com equipe home office sem perder a qualidade do trabalho. E como as atualizações de cadastros, vendas e entregas são feitas em tempo real, o gestor passa a analisar informações sempre atualizadas sobre a empresa.
6- Segurança: com a criptografia dos dados do sistema os backups são feitos automaticamente, e a segurança das informações são mais garantidas do que a armazenagem física.
Integrar para ampliar mercado e vendas
O negócio online pensa, cada vez mais, em escalonar a sua operação vendendo além da loja virtual também em marketplaces, redes sociais, lojas físicas, entre outras. Para que as vendas ocorram de forma simultânea é preciso fazer a integração através do ERP, para que a gestão se mantenha unificada e o lojista possa manter todo o controle de vendas.
Além disso, ampliando os canais de venda também se amplia a visibilidade do negócio, e as vendas aumentam tornando o mercado cada vez mais competitivo.
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