A interação entre consumidores e empresas, cada vez mais dinâmica, envolve inicialmente a divulgação dos produtos ou serviços oferecidos. Uma das estratégias primordiais para atrair a atenção de clientes e proporcionar maior visibilidade a uma marca é a utilização de campanhas promocionais. Elas estão conectadas ao plano de marketing da empresa e, consequentemente, a concretização da estratégia de vendas e o crescimento na carteira de clientes.
Muito utilizadas para estimularem a demanda e acelerarem as vendas, com essas campanhas também é possível promover um produto ou serviço, estreitar laços com o público, minimizar ações da concorrência ou reativar um produto. Quando bem planejadas, conseguem aumentar o valor do produto na mente do consumidor, influenciando-o a agir e comprar.
Campanha Promocional é uma estratégia com foco no volume das vendas. O objetivo é chamar a atenção do consumidor através de valores, novidades e descontos durante um período limitado de tempo, visando criar senso de urgência e despertar o desejo de compra.
Essa categoria de ação é sempre uma boa ideia para aproveitar as datas comemorativas, as quais movimentam o comércio. É uma opção também quando há a necessidade de fazer girar os produtos parados no estoque, nas ocasiões em que é preciso realizar uma liquidação ou se posicionar em seu meio como sendo a empresa com os melhores preços, condições ou benefícios.
O que fica em destaque em uma campanha promocional são: os preços, as condições, os benefícios e principalmente quando são vistos como um grande diferencial no mercado. Assim, podemos dizer que a sua principal vantagem é exatamente o resultado rápido e positivo nas vendas. Além de ser algo que agrada a todos: sellers e clientes.
A Campanha Promocional no relacionamento com clientes
As empresas que buscam se relacionar melhor com seus clientes, com base em fidelização, devem participar do “marketing” promocional. Pois, suas técnicas pretendem entregar experiências memoráveis aos consumidores, durante toda a jornada de compra.
Aderindo às campanhas, o lojista aumenta o engajamento das vendas, a visibilidade do produto, a fidelização e o reconhecimento da marca junto ao mercado.