Se por aí todos estão acelerados, já em ritmo de Black Friday, é um bom sinal. Mas não deixe que o corre-corre do cotidiano te impeça de caprichar no planejamento para o sucesso das suas vendas nessa ocasião tão importante para o e-commerce. As promoções devem ser, sem dúvida, o tópico central para que você avance.
Para definir as promoções, é necessário conhecer o perfil e as preferências do público a quem sua marca se dirige, e, então, decidir qual será a sua estratégia, conforme as metas que pretende atingir: você deseja alcançar novos consumidores? Fidelizar quem já é seu cliente? Dar saída aos produtos que estão parados no estoque? Aumentar o ticket médio? Essa definição vai levar ao conhecimento do que gera mais valor para os shoppers e te ajudar a identificar quais são os canais mais adequados para as suas ações.
Com essas questões respondidas, não se esqueça de ponderar sobre a sua margem de lucro, na hora de escolher os produtos que vão entrar em oferta e de estabelecer o tempo de duração dessas promoções. Afinal, você precisa lucrar, não é mesmo?
Em seguida, crie suas promoções. Tá sem criatividade pra isso? Relaxa! A gente te apresenta algumas ideias, para que você escolha as que têm fit com o seu negócio:
5 Ideias para as suas promoções de Black Friday
1 – Promoção relâmpago
Faça um “esquenta”, aplicando promoções diferentes a alguns produtos ou a categorias de produtos, em cada dia do mês da Black Friday, para estimular o senso de urgência nos shoppers, também os incitando a comprar por impulso.
2 – Desconto percentual
Defina um percentual para aplicar a todos os produtos participantes da promoção.
3 – Vale-presente
Ofereça vale-presente para os shoppers tornarem a comprar da sua marca e/ou terem a opção de ceder a familiares e amigos como presente de natal, por exemplo, atraindo novos consumidores para a sua plataforma.
4- Frete grátis
Disponibilize frete grátis para todos, se você puder arcar com os custos. Caso não seja viável, ofereça apenas para quem fizer pedidos a partir de um determinado valor, ou, pelo menos, para algumas regiões do país ou a clientes fiéis à sua marca.
5 – Cupom de desconto
Ofereça cupons de desconto exclusivos para quem compra pela primeira vez na sua plataforma ou para quem voltou a comprar depois de um longo tempo distante.