Buy box nos Marketplaces
Marketplaces são espaços que oferecem uma série de vantagens e oportunidades para os lojistas. A buy box é um exemplo, garantindo grande destaque às lojas e seus produtos e atraindo a atenção dos consumidores.
Neste post, veja o que é buy box, como conquistar o seu espaço e como ele funciona nos principais marketplaces do Brasil. Acompanhe!
O que é o buy box
Buy box (em tradução literal, caixa de compra) é um espaço de destaque para lojas em um marketplace que fica dentro da página de um produto específico. Imagine que o cliente deseja adquirir um televisão nova. Ele acessa, por exemplo, o site do Submarino e, após pesquisar os modelos e valores que mais lhe agradam, ele escolhe a TV que deseja comprar e clica na oferta.
Ao fazer isso, esse cliente será direcionado para a página do produto, onde ele vai encontrar todas as informações sobre o produto, especificações técnicas, condições de pagamento e frete.
Nessa mesma página, no lado direito das imagens do produto, o usuário vai encontrar o preço e, logo abaixo, vai visualizar uma lista com outras lojas que vendem o mesmo produto – “Escolha uma loja abaixo e compre”.
Dentre as opções dessa lista, sempre haverá uma pré-selecionada. E é justamente a essa posição que damos o nome de buy box. Veja na imagem abaixo:
Os marketplaces pré-selecionam as ofertas que acreditam ser a mais vantajosa para os consumidores. Por isso, estar nessa lista é tão importante Não à toa, podemos considerar a buy box como o espaço mais importante e de mais destaque dentro de um marketplace.
Leia mais: Como começar a vender em marketplace
Como conquistar um lugar de destaque
Devido à concorrência acirrada, conquistar um espaço na buy box não é uma tarefa simples, pois exige cumprir com alguns critérios que os marketplaces estabelecem para destacar apenas lojas que ofereçam, de fato, a melhor oferta para cliente.
Os critérios variam de acordo com cada plataforma, mas os principais são:
Histórico de vendas
Aqui, são avaliados todos os elementos que estão relacionados às vendas de uma loja como volume, atendimento e cumprimento dos prazos de entrega.
Preço
Embora seja importante, o preço é apenas um entre tantos critérios analisados pelos marketplaces. Como vimos na imagem que utilizamos como exemplo, o valor do item das lojas em destaque na buy box não necessariamente são os mais baixos, mas aqueles que as plataformas entendem ser os mais competitivos.
Para selecionar as ofertas, muitos marketplaces consideram, por exemplo, preço do frete, a fim de oferecer aos clientes o menor preço final. Ou seja, não basta sua loja ter um bom preço, é preciso ter condições de entrega que não inviabilizem a operação.
Frete
Além do valor, o tempo estimado para a entrega do produto é outro fator importante para quem deseja aparecer na buy box. Isso significa que você deve buscar parceiros de logística que garantam a entrega em um espaço de tempo competitivo.
Importante destacar também que a localização é outro fator que influencia na listagem das lojas na buy box, uma vez que a plataforma tende a priorizar os vendedores que estejam mais próximos ao comprador.
Estoque
Se a buy box é o espaço de maior destaque em um marketplace, é natural imaginarmos que as lojas que figuram nessa lista experimentam um aumento na sua demanda. Nesse sentido, para aparecer na buy box, é fundamental que a loja ofereça unidades suficientes do produto e evite que o item se esgote.
Isso demanda um bom controle de estoque, que seja capaz de atender à demanda que a loja receber.
Avaliação
Muitos marketplaces contam com ferramentas para que os clientes possam avaliar as lojas em que compraram. E não é à toa: além de servir como parâmetro para os consumidores, ter uma boa avaliação é critério fundamental para conquistar um espaço na buy box.
Leia mais: Qual é o custo de vender em um Marketplace?
Como funciona o Buy Box dos principais marketplaces
Abaixo, listamos os critérios utilizados por cada um dos principais marketplaces para selecionar as lojas que serão listadas na buy box:
Amazon
- Avaliação;
- Disponibilidade;
- Possuir conta de vendedor profissional;
- Prazo de entrega;
- Preço de venda;
- Somente itens novos;
- Valor do frete.
B2W (Americanas, Submarino e Shoptime)
- Avaliação;
- Prazo de entrega;
- Preço de venda;
- Quantidade de estoque;
- Valor da parcela;
- Valor do frete.
Via Varejo (Extra, Casas Bahia e Pontofrio)
- Prazo de entrega;
- Preço de venda;
- Valor do frete.
Mercado Livre
O Mercado Livre não trabalha com buy box, mas com o que eles chamam de Anúncio de Catálogo, que permite aos vendedores competir para conquistar o primeiro lugar nos resultados de busca. Os critérios são semelhantes:
- Envio no mesmo dia com Mercado Envios Flex;
- Frete grátis e descontos com o Mercado Envios;
- Mercado Envios Full;
- Parcelamento sem juros;
- Preço competitivo.
Leia mais: 5 vantagens que um Marketplace pode oferecer
Como a Conecta Lá ajuda você a ter destaque
Esperamos que você tenha compreendido melhor o que é e como funciona o buy box em marketplaces. E, se você quer investir em Marketplaces e aproveitar as oportunidades destes espaços, saiba que existe uma maneira muito fácil e ágil de acessá-los, ajudando você a maximizar os resultados da sua empresa: trata-se da Conecta Lá.
Por meio da nossa solução, a sua empresa consegue disponibilizar os seus produtos em diversos marketplaces ao mesmo tempo. Não importa em quantas plataformas você estiver, tudo – anúncios, controle de estoque e vendas – é controlado de forma centralizada, em um ambiente único.
Entenda em 10 passos com que a Conecta Lá pode ajudar a sua empresa a vender mais:
- Integre o sistema da sua empresa ao nosso e cadastre seus produtos;
- Seus produtos serão publicados nos principais marketplaces do País;
- Nosso time de especialistas cuida das vendas e mantém contato constante com os marketplaces para gerar novas ações;
- Suas vendas ficam disponíveis em tempo real em nosso sistema;
- Você pode exportar pedidos e emitir notas fiscais tanto pelo seu sistema atual quanto no nosso;
- Com mais de 600 parceiros de logística, oferecemos as melhores opções de entrega para o cliente;
- Em nosso sistema, você pode gerar etiquetas de postagem com apenas um clique;
- Feito isso, reportaremos o status de cada pedido às plataformas. Enquanto isso, você pode acompanhar quando e quanto irá receber;
- A cada ciclo de venda, nosso sistema atualizará o extrato financeiro da sua empresa;
- Sempre que um ciclo for concluído, você passa a ter acesso a uma série de relatórios que podem ajudar na gestão da sua empresa.
Conheça mais sobre a Conecta Lá e comece a vender em marketplaces agora mesmo!