Atrair e fidelizar bons sellers estão entre as mais importantes atribuições de um gestor de marketplace. Você já se perguntou o que fazer para ter sucesso nesta empreitada? Bom, por mais que empresas estejam à frente nas negociações, é legal ter em mente que se trata de relacionamento com uma pessoa, o seller. E que, como acontece em todo relacionamento, é necessário um processo de conquista do outro…O seller precisa se sentir seduzido pela sua proposta de negócio para dar match.
O que fazer?
1 – Apresente o que há de melhor na sua plataforma
- Mostre que o seu marketplace tem um catálogo diversificado e competitivo, que atrai mais consumidores a cada dia
- Conte que sua plataforma é intuitiva, estável e eficiente
- Explique que há empenho para prestar um atendimento de excelência e proporcionar boas experiências de compra
- Destaque que as taxas cobradas e as comissões são adequadas
- Informe que conta com ferramentas que impulsionam as vendas
2 – Revele as vantagens competitivas deste modelo de negócio
- Enfatize o quanto o marketplace aumenta o potencial de escalabilidade dos sellers, citando informações que o ajudem a perceber o grau de relevância da plataforma, como, por exemplo, o número de visitantes, tráfego, visualizações, vendas e tempo de permanência.
- Compartilhe a importância que as parcerias com empresas que oferecem soluções tecnológicas de apoio às vendas tem para o negócio
- Informe sobre a qualidade e a segurança oferecidas pela plataforma a sellers e a shoppers
- Conte que há investimento em marketing para atrair clientes e impulsionar as vendas.
- Apresente a solução digital utilizada para os repasses aos sellers, destacando a transparência e segurança para as transações
- Informe alguns diferenciais do marketplace, como a oferta de treinamentos aos sellers, sistemas integrados e suporte técnico
Com essas informações, você está pronto para prospectar!