Tendências e novidades para o crescimento do mundo digital
A Conecta Lá está sempre em busca de novos espaços, conhecimento e tendências do mundo digital para dar bons resultados a todos os parceiros e marketplaces. Contudo, durante os dois dias do VTEX DAY 2022, essa afirmação ganhou um espaço no mundo real!
Entre os dias 12 e 13 de abril, o São Paulo Expo recebeu grandes nomes do varejo, do empreendedorismo e do desenvolvimento pessoal e profissional. O evento contou com 125 palestras e mais de 190 palestrantes, que foram desde profissionais e executivos de grandes marcas até personalidades como Sir Lewis Hamilton, campeão mundial de Fórmula 1, e o cantor Thiaguinho, que realizou o show de encerramento do evento.
O foco do evento é apresentar novos cenários para futuros negócios.
Com base no que aconteceu no Vtex Day tivemos um bate-papo incrível em parceria com o Koncili, a nossa Diretora Comercial e Co-Fundadora Cecilia Bonelli e o Executivo Comercial da Koncili Luigi Sceppa que estiveram de frente na Webinar. Nessa conversa foram destacados três pontos importantes de tendências abordados nos dois dias de evento, que são : Social Commerce, Omincanalidade e Web 3.0.
Quer saber mais sobre as tendências? Vem conosco que vamos te apresentar:
Social Commerce
Primeiramente, se você já usou as redes sociais para saber mais sobre um produto, então você vai entender o Social Commerce.
Esse é um novo modelo de e-commerce via redes sociais, ou seja, traz a facilidade de ao ver um influenciador ou marca apresentando algum produto, o usuário possa adquirir em poucos cliques e sem sair da rede. Essa é uma forma de humanizar o consumo dos seus produtos e interagir diretamente com o seu cliente. Segundo uma pesquisa da PwC Brasil, as redes sociais têm 77% de impacto na decisão de compra.
Exemplo de Social Commerce:
Ao trabalhar uma estratégia de social commerce em uma loja virtual, é possível estreitar o relacionamento com o público, compreendendo profundamente as suas preferências e expectativas.
Em princípio, como iniciar um Social Commerce?
- Produza conteúdo;
- Promova interações com os clientes;
- Incentive a avaliação dos clientes;
- Integre a loja virtual às redes sociais.
Omnicanalidade (omnichannel)
Essa é uma estratégia que integra todos os canais de vendas e comunicação de uma loja, unindo o mundo físico ao digital. Assim, todos os meios utilizados funcionam de forma interligada e sincronizada. O objetivo é oferecer a mesma experiência de compra em todas as pontas, através de uma estratégia única. Isso requer a integração dos processos de diferentes áreas da sua operação, como: atendimento, vendas, marketing, logística, gestão e tecnologia.
Precisamos entender que o consumidor já é omnichannel há tempos e destaca-se para ele a empresa que conseguir proporcionar a melhor experiência de compra possível. Isso inclui segurança, bom atendimento, preço justo e, claro, uma aquisição sem dores de cabeça – que inclui toda a comodidade proporcionada por essa tendência.
Como iniciar a estratégia de omnicalidade?
- Integrar Estoques;
- Oferecer entregas e trocas facilitadas;
- Alinhamento nas ações da empresa, desde o marketing, redes sociais, até promoções em loja física e si.
WEB 3.0
“A nova onda da internet”, assim é conhecida essa nova fase da era digital! Aprendendo e descobrindo novas formas de satisfazer o cliente. Essa é a nova tendência mundial que afetará o modo como as pessoas se relacionam com a internet, bem como o impacto na sociedade moderna.
A Web 3.0 deve fortalecer ainda mais os bloqueios a rastreadores e monitoramentos das atividades digitais. Assim você poderá navegar por e-commerce sem ficar com insistentes anúncios sobre o tema e manter suas coleções digitais em uma carteira digital, em vez de usar serviços de armazenamento de terceiros. Até o momento, experimentamos as versões de Web 1.0 e 2.0 e há muita discussão sobre as expectativas em relação à Web 3.0.
- A Web 1.0 forneceu uma experiência para usuários sem a capacidade de criar os sites ricos em conteúdo que temos hoje. Nessa época as páginas usadas por empresas e veículos para divulgar informações eram estáticas.
- A Web 2.0 nos integrou às mídias sociais e aos sites dinâmicos, mais velocidade, conexão, segurança, aprendizagem mas adicionou um grau de descentralização.
Veja de forma simples como diferenciar as fases da web:
A proposta da Web 3.0 é nos oferecer aplicativos e soluções abertas, controle sobre nossas informações online e criar uma web semântica.
E aí, gostou de saber mais do que rolou no maior evento de transformação digital da América Latina? AConecta Lá está com muitas expectativas para pôr em prática todo o conhecimento adquirido nesses dias e preparados para auxiliar e simplificar ainda mais suas vendas no mundo digital. Como disse o nosso parceiro do Konicli: