Entenda melhor este modelo de negócio e sua principal tecnologia de gestão operacional!
Marketplaces são plataformas que reúnem ofertas de diversos lojistas, que, nesses shoppings virtuais, disponibilizam seus catálogos de produtos e serviços para ganhar visibilidade junto aos consumidores.
A quantidade de itens diversos comercializados potencializa a relevância do marketplace para os shoppers e, ao mesmo tempo, fomenta sell out e giro de estoque para quem vende, aumentando seu LTV (Lifetime Value – métrica de vendas que estima o lucro dado por um cliente durante o período em que se relaciona com uma empresa).
Oferecer agilidade à jornada de compra aos consumidores e aumento da receita para sellers e para quem administra a plataforma são importantes metas de um marketplace.
Marketplace In, Marketplace Out ou ambos?
- Marketplace In
Uma marca dá início ao seu próprio marketplace visando disponibilizar um amplo sortimento aos consumidores, que favoreça sua relevância e proporcione rentabilidade. É sua responsabilidade fazer a captação de sellers qualificados e investir na atração de consumidores para o seu canal de vendas. Toda a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os vendedores que atuam na plataforma cabe à administração do Marketplace In.
- Marketplace Out
O objetivo da marca é a ampliação dos canais de vendas. Por isso há a busca por marketplaces já estruturados, geralmente de grande audiência e relevância, para disponibilizar seus produtos aos consumidores. O aumento do faturamento é resultado da capilaridade na distribuição dos itens comercializados pelo Marketplace Out junto a grandes players do mercado, que gera comissionamento e amplia as possibilidades de vendas a mais shoppers, por alcançar, também, a base de clientes desses players renomados.
- Marketplace In + Marketplace Out
Trabalhar as duas frentes pode ser adequado para algumas marcas que desejam alavancar seu próprio marketplace e, simultaneamente, ampliar seus canais de vendas.
Tão importante quanto decidir qual forma de atuação se une melhor aos propósitos de um negócio é entender como a tecnologia é uma aliada fundamental para o sucesso do marketplace.
Um marketplace de sucesso tem uma estrutura por detrás, que favorece e impulsiona as vendas, de uma forma bastante estratégica: o seller center.
Mas o que é um seller center?
Um seller center é a ferramenta tecnológica que viabiliza a administração de toda a operação, possibilitando a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os sellers. Por meio dele, uma marca disponibiliza aos lojistas um ambiente em que é possível conhecer e resolver todas as questões referentes à operação.
Um seller center assegura aos marketplaces o acesso ao principal trunfo do ambiente digital: dados. Por meio dele, o proprietário da plataforma conta com business intelligence para obter informações detalhadas sobre toda a operação, ganhando visão estratégica para a tomada de decisões assertivas.
Com esta ferramenta é possível:
- Avaliar a reputação dos lojistas, fazendo a gestão simultânea de sellers
- Administrar o cadastro de ofertas
- Saber os status dos pedidos
- Fornecer aos sellers um extrato financeiro, que também oriente o processo de repasse de pagamentos
- Contar com um sistema de conciliação e split de pagamentos
- Disponibilizar o serviço de logística e ter acesso às informações de atualização de status de entrega
- Gerar relatórios sobre o desempenho do negócio
É possível a operação de um marketplace sem seller center?
Um marketplace estruturado sem seller center não consegue ter a visão completa da sua operação para fazer uma boa gestão do negócio, o que também gera forte impacto no relacionamento com os clientes da marca, já que, sem conseguir administrar todo o seu fluxo operacional, não dispõe das informações necessárias para prestar um bom atendimento. Sem uma gestão centralizada e automatizada, um Marketplace In, de fato, fica vulnerável, suscetível a erros humanos e a várias dificuldades que podem comprometer todo o seu ecossistema, frustrar os sellers e os clientes e até mesmo abalar a própria imagem desse canal de vendas.
Por que contar com um seller center?
Uma marca, ao buscar a expansão e a aceleração de sua área de atuação no digital, como Marketplace In, logo percebe o quanto a sua operação, que é mais robusta do que a de um e-commerce (1P), precisa de uma ferramenta tecnológica que possibilite a gestão completa do negócio. Afinal, alavancar as vendas sem contar com uma visão de toda a operação é muito trabalhoso e, muitas vezes, torna a opção por qualquer estratégia um tiro no escuro.
Diante das inúmeras oportunidades de monetização que um Marketplace In oferece, as grandes empresas, interessadas em escalar as vendas o mais breve possível, têm buscado contar com um seller center, cientes de que suas funcionalidades o referenciam como solução ideal para a principal dor do seu negócio: a gestão dessa operação de grande porte.
O que tem de tão especial num projeto de seller center?
Um projeto de seller center é bem amplo e completo, feito sob medida para cada segmento. Personalizado, é modelado conforme as regras do negócio de cada marca e envolve todas as áreas da empresa. Sua tecnologia objetiva agregar eficiência à operação.
Seller center: mais facilidades para os sellers
O seller center é uma ferramenta de gestão que, além dos vários benefícios que acarreta ao Marketplace In, também favorece aos lojistas. Alcança muitos sellers, por meio das integrações, e, graças às funcionalidades do sistema, proporciona a diminuição do atrito para o onboarding de novos vendedores, o cadastramento de produtos, a gestão do catálogo e das ofertas.
Diferenças entre as operações com e sem seller center
É preciso entender a diferença entre as operações de um marketplace com e sem seller center para reconhecer o quanto essa ferramenta de gestão impulsiona as vendas:
Reputação dos sellers
Sem seller center fica difícil avaliar a reputação dos sellers
Com seller center é possível fazer a gestão simultânea dos sellers
A plataforma viabiliza a criação de um seller index, com os parâmetros que a marca considera necessários para avaliar a reputação de cada lojista. Informações como as sobre se o envio está sendo realizado no tempo informado ou se há reclamações no SAC referentes a atrasos e produtos de má qualidade podem ser elencadas como quesitos de avaliação. Esta funcionalidade tem por objetivo evitar que práticas ruins se repitam, prejudicando a imagem do próprio marketplace, e possibilitar que os bons sellers sejam conhecidos e incentivados.
Cadastro de ofertas
Sem seller center não há controle e nem visibilidade do cadastro de ofertas.
Com seller center se tem 100% de visibilidade da operação do seller.
A ferramenta possibilita conhecer tudo o que o seller tem cadastrado, saber o preço, as campanhas das quais participa, ter acesso a diversos relatórios e até aprovar as ofertas, de forma que, caso o marketplace não queira vender um produto específico, possa barrar sua comercialização.
Logística e status dos pedidos
Sem seller center não se tem informações precisas sobre os status dos pedidos e nem tracking de atualização de entrega. Há a dependência do que o seller informa.
Com seller center é possível acompanhar todos os status do pedido, desde a emissão da nota fiscal até a entrega.
O marketplace conta com integrações que possibilitam a oferta de logística própria, que assegura acesso a informações precisas sobre os status dos pedidos, conferindo mais eficiência à operação, satisfação aos shoppers e favorecendo sua monetização.
Conciliação, split de pagamentos e extrato financeiro
Sem seller center, o marketplace precisa fazer integrações com meios de pagamento e split, para repasse dos valores aos sellers. Sem contar com um fluxo automatizado, seus relatórios podem conter erros humanos que gerem transtornos a todo o ecossistema de vendas.
Com seller center, o marketplace dispõe de um sistema automatizado de conciliação e split de pagamentos e gera extratos financeiros.
A plataforma possibilita configurar os ciclos de pagamento e os gatilhos de repasse conforme a regra de cada negócio e gera extratos financeiros detalhados para cada seller. Todas as informações necessárias, como o número de pedidos habilitados para repasse dentro daquele ciclo, por exemplo, são enviadas, via API, para pagamento ao seller. Essa funcionalidade, além de dar eficiência ao processo de conciliação e repasse, evita a abertura de chamados, por disponibilizar informações claras para os sellers.
Relatórios
Sem seller center, um marketplace não usufrui das informações sobre o desempenho do seu negócio.
Com seller center, um marketplace tem acesso a variados relatórios, que possibilitam visão estratégica para as decisões.
Esta funcionalidade possibilita conhecer o total de vendas por hora, top 10 vendas, quem são os principais sellers, em quais há ruptura de estoque, lojistas por produto, performance do seller, entre outras, favorecendo insights para as estratégias de alavancagem das vendas.
Relacionamento com os sellers
Sem seller center, a comunicação com os sellers precisa acontecer por meio de diversas ferramentas, como e-mail e WhatsApp.
Com seller center, todo o atendimento ao seller se dá na própria plataforma de marketplace, o que facilita a comunicação.
A ferramenta possibilita controlar o sla de atendimento, o tempo de resposta do time de SAC etc favorecendo um relacionamento alinhado com os sellers, que precisam apenas acessar a plataforma para que se mantenham informados sobre tudo o que diz respeito ao negócio. Dúvidas e qualquer necessidade que os sellers tenham podem ser resolvidas no próprio marketplace, sem a necessidade de utilização de outros meios de comunicação.
Campanhas
Sem seller center, o marketplace precisa comunicar cada campanha e suas respectivas regras aos sellers, os convidando a participar. Todo o processo precisa ser manual.
Com seller center, o marketplace dispõe de um módulo de criação de campanhas, que as disponibiliza aos sellers na própria plataforma.
A ferramenta possibilita que as campanhas criadas sejam direcionadas a todos os sellers ou por categoria. As regras de cada campanha (como o tipo de desconto, se é na comissão ou valor, se é compartilhada, 100% do seller ou do marketplace, por exemplo) ficam registradas no sistema e são facilmente acessadas pelos sellers, que podem se inscrever nas que desejem participar.
Conheça o Seller Center da Conecta Lá!
A Conecta Lá é especialista em operações em marketplaces. Oferece a empresas de variados segmentos soluções que descomplicam vendas e impulsionam negócios.
Com foco em gestão e performance, com a solução Seller Center, auxilia marcas interessadas na expansão e aceleração de sua área de atuação no digital a terem o seu próprio marketplace. Essa ferramenta poderosa, baseada em business intelligence, possibilita fazer a gestão simultânea de sellers, split e conciliação de pagamentos, workflow de pedidos e atendimento, controle de comissões, contar com catalogação enriquecida e muito mais.
Tudo isso numa única plataforma, que, customizada e modelada conforme as necessidades de cada marca, oferece aos shoppers segurança para as negociações e boas experiências de compra.