Que a Mesbla está de volta, provavelmente você já sabe. Mas talvez seja intrigante notar que essa famosa marca, antes sinônimo de uma rede de lojas de departamentos, líder no varejo, que vendia de tudo, não tenha retornado à ativa com lojas físicas. Afinal, contava com mais de 100 pontos de venda e mais de 20 mil funcionários em todo o País! Agora, em 2022, com novos donos, essa empresa centenária, que ainda está no coração de tantos brasileiros, opta pelo modelo de negócio marketplace para assumir o seu novo posicionamento no mercado. Por quê?
O aquecimento do e-commerce, estimulado pelos novos hábitos de compra adquiridos durante a pandemia de Covid-19, sem dúvida, serviu como mola-propulsora para a opção pelas vendas on-line. Mas não foi o único fator comercial considerado. O modelo de negócio marketplace agrega uma grande vantagem, em comparação com as lojas físicas: liberta da necessidade de ter um estoque próprio — o que favorece a entrada de grandes marcas no mercado, até mesmo em momentos marcados por incertezas, devido à instabilidade da economia.
“Diante da necessidade de estoque próprio, como loja física, e do fantasma da inflação alta, optar por Marketplace se tornou um caminho muito mais natural, cômodo e tranquilo de ser trilhado. Contar com a parceria dos sellers faz mais sentido para a nossa realidade. Até porque eles também começaram a compreender a importância de ter mais um canal de vendas específico”, conta Ricardo Alves Viana, CEO da Mesbla Marketplace.
A Mesbla Marketplace, desenvolvida pela Conecta Lá — empresa especialista em operações em marketplaces —, já conta com mais de 250 mil produtos cadastrados, distribuídos por cerca de 250 categorias. Foi essa empresa de tecnologia, que, com a solução Seller Center, apresentou as vantagens do modelo de negócio à marca, a estimulando ao retorno ao mercado.
“A verdade é que a Conecta Lá, especialmente por meio do seu CEO, Fernando Schumacher, deu todo o suporte para levar o nosso sonho à frente e fazê-lo virar realidade. Eu tinha só o sonho, só a sementinha, e quem plantou, cuidou e regou foi a Conecta Lá, que foi muito presente em todo o processo. Eu sou muito feliz e grato por essa parceria”, afirma Ricardo.
Além das questões referentes ao estoque, a Mesbla compreendeu que investir em marketplace proporcionaria:
A Mesbla — que iniciou suas atividades em 1912, teve muito sucesso, mas, depois, infelizmente, acumulou dívidas e acabou tendo sua falência decretada em 1999 — após 23 anos sem atividade, agora, volta com tudo. Está pronta para atrair aqueles consumidores que já têm uma relação afetiva com a marca e também conquistar esta nova geração.