A Black Friday é a data mais esperada do ano para quem comercializa on-line. Todos desejam que haja um boom de vendas, para que o faturamento seja o melhor possível. Só que isso não acontece num passe de mágica! É necessário planejamento e muito profissionalismo para que o desempenho da sua marca seja satisfatório.
Apesar do cenário econômico e do desafio de um ano de eleições e Copa do Mundo, a Black Friday 2022 do e-commerce promete, já que os hábitos de compra vêm mudando e adquirir produtos on-line caiu no gosto popular, principalmente pela praticidade. O mercado está confiante que os consumidores, seguindo a tradição da data, se lancem às promoções.
Se, há mais de 10 anos, o faturamento da Black Friday é sucesso, sempre crescendo, e em 2021, de quinta-feira até domingo (período geralmente contabilizado como Black Friday), foi de R$ 5,83 bilhões, 1,7% superior ao registrado em 2020 (NielsenIQ|Ebit ), é possível deduzir, tranquilamente, que este ano não será muito diferente.
Este é, sem dúvida, um evento incrível para o e-commerce! E a expectativa dos marketplaces para a Black Friday 2022 deve ser ainda maior, já que esses canais de venda têm 72% da preferência de compra pela internet (Bornlogic/Opinion Box – Setembro/2021) — dado que chancela o potencial gigantesco que as marcas têm para fazer suas plataformas bombarem nesta data tão importante. É fato: os marketplaces têm tudo para construir a sua Black Friday dos sonhos, vendendo muito e impulsionando o crescimento do faturamento do e-commerce brasileiro.
Mas como um marketplace pode se preparar bem para a Black Friday 2022?
- Tem que cuidar do calendário e da comunicação
- Precisa investir em marketing
- Trabalhar preço, frete, estoque e entrega rápida
- Oferecer boa experiência de compra
- Tomar precauções importantes, como fazer testes, implementar travas, alerta de estoque, segurança antifraude, simplificar o método de pagamento
- Contar com um bom suporte tecnológico
- Pensar em algo de especial para fazer durante a Black Friday
- Preparar o pós-Black Friday
Saiba mais sobre como se preparar para a Black Friday 2022, com o e-book “Guia prático para o seu Marketplace ter a Black Friday dos sonhos”. Há muito trabalho pela frente, nos próximos meses, e não há tempo a perder! Conte com um conteúdo totalmente baseado na prática de mercado, para lançar luzes sobre detalhes do planejamento para a Black Friday, sob a perspectiva da marca.
Afinal, como a operação de grande porte de um Marketplace In tem particularidades que demandam especial atenção para se chegar a um bom resultado, contar com o passo a passo para a realização do evento faz toda a diferença, não é mesmo?