Espero que o seu marketplace esteja preparadinho para alavancar as vendas com o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro. Mas, se não estiver, ainda dá tempo de organizar tudo e estimular os seus sellers a participarem desta campanha.
O Dia do Cliente é uma excelente ocasião para homenagear os shoppers e, ao mesmo tempo, desenvolver relacionamento com eles.
Afinal, os consumidores que já conhecem a sua marca e que costumam visitar a sua plataforma de vendas esperam por promoções e vantagens especiais para esta data. E rola até uma certa ansiedade, viu? Tanto que um “esquenta” já é praticado, com ofertas especiais para a “Semana do Cliente” e até mesmo para o “Mês do Cliente”.
É verdade que para o e-commerce esta data vem sendo bem lucrativa. Mas, especialmente para os marketplaces, o Dia do Cliente tem sido sucesso!
Esses números super comprovam que o seu marketplace não pode deixar de aproveitar esta ocasião, não é mesmo? Então, estimule os sellers a participarem, oferecendo bons descontos. Fazer uma grande liquidação, com muitas promoções por toda a plataforma, amplia a sua campanha. Tenha em mente que o mais importante é ter promoções realmente vantajosas para os clientes, para bem comunicar o quanto eles são importantes para a sua marca.
Como homenagear os shoppers no Dia do Cliente
Você também pode planejar algo especial para agregar relevância às ofertas do seu marketplace. É hora de presentear, com criatividade, quem escolhe a sua marca. E, para isso, você pode lançar mão de diversas ações que levem seus clientes a perceber que você deseja homenageá-los:
1 – Promoções exclusivas
Elaborar um e-mail com a relação dos produtos que vão entrar em promoção no dia 15 e enviar, com antecedência, somente para os clientes cadastrados na sua base é uma ótima maneira de presenteá-los.
Selecionar produtos com bons descontos para a atração de novos consumidores pelas redes sociais também é super válido. Esses canais de comunicação não podem ser desconsiderados. São muito importantes e podem potencializar o fluxo de consumidores para o seu marketplace!
2 – Brindes
Uma outra forma de demonstrar que o cliente é especial é ofertar gratuitamente algum item complementar ao que ele está comprando. Quem compra um sofá pode ganhar um puff, por exemplo.
3 – Ênfase à boa relação com os clientes
Publicar, nas redes sociais, mensagem comemorativa e de agradecimento aos shoppers pela confiança na sua marca é super de bom tom e oportuno para a ocasião. Revela aos clientes que você os valoriza e reforça a sua marca em seus corações. E ainda pode atrair mais consumidores para conhecerem o seu marketplace.
4 – Lançamento de produtos
Como as pessoas adoram novidades, o Dia do Cliente é uma boa ocasião para divulgar novos produtos no seu marketplace.
5 – Frete grátis
Não adianta fingir que não sabe: frete grátis é o que todo mundo quer. E pode ser o principal presente do seu marketplace para que o cliente se sinta especial. Afinal, não precisar pagar pela entrega dos itens comprados é um benefício e também um grande atrativo.
6 – Pós-vendas
Nunca esqueça de que a jornada de compra engloba o pós-vendas e que o cliente também deve ter suas necessidades atendidas nesta etapa. Assegurar que o seu atendimento está ok para as trocas e devoluções é muito importante, mas pense que você pode ir além… Que tal, por exemplo, enviar um e-mail de agradecimento, solicitando uma avaliação sobre a experiência de compra no seu marketplace e oferecendo um cupom de desconto para uma nova compra?
Prepare sua campanha e engaje os sellers. Suas vendas vão bombar!